O Grupo EncantaConto Espetáculos Agenda Histórias Cursos e Workshops Galeria de fotos EncantaConto na Imprensa Sites que indicamos Contatos do grupo










Outras histórias


  "CRÔNICAS DE UM NATAL ATRASADO"

  A BOTIJA DE OURO

  AS CHAVES MÁGICAS

  LENDA DA MANDIOCA

  MÚSICA CIRANDA DA ABELINHA









QUIBUNGO

Mitos e lendas daqui e de lá - Brasil, via África: Quibungo

É uma espécie de monstro, meio homem, meio bicho. Tem a cabeça enorme e um grande buraco no meio das costas, que se abre e fecha conforme ele abaixa e levanta a cabeça. Come pessoas, especialmente crianças e mulheres, abrindo o buraco e atirando-as dentro dele.

O quibungo, também chamado kibungo ou chibungo, é mito de origem africana que chegou ao Brasil através dos bantus e se fixou no estado da Bahia. Suas histórias sempre surgem em um conto romanceado, com trechos cantados, como é comum na literatura oral da África. Em Angola e Congo, quibungo significa "lobo".

Curiosamente, segundo as observações de Basílio de Magalhães, as histórias do quibungo não acompanharam o deslocamento do elemento bantu no território brasileiro, ocorrendo exclusivamente em terras baianas. Para Luís da Câmara Cascudo, apesar da influência africana ser determinante, "parece que o quibungo, figura de tradições africanas, elemento de contos negros, teve entre nós outros atributos e aprendeu novas atividades".

Extremamente voraz e feio, não possui grande inteligência ou esperteza. Também é muito vulnerável e pode ser morto facilmente a tiro, facada, paulada ou qualquer outra arma. Covarde e medroso, morre gritando, apavorado, de forma quase inocente.


     



Copyright - © - 2006 - Grupo EncantaConto - Todos os Direitos Reservados     
contatos@encantaconto.com.br